Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, cerca de 11 mil pessoas, entre sexta (09) e sábado (10), tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil. Atracado no cais do Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro, a embarcação abriu as portas ao público em geral para uma visitação que se estende até o dia 13 de junho, das 11 às 17h.
Foi uma oportunidade de aproximação e encantamento. O exemplo disso foi a experiência de Tatiane Moreira e sua filha Letícia Moreira, de 15 anos. Segundo Tatiane, “o sonho da Letícia é ser uma marinheira. Ela está estudando e eu me esforçando ao máximo para que ela conquiste esse sonho. Hoje, eu a trouxe aqui para sentir um pouquinho da emoção disso tudo”.
Apresentações musicais em clima de festa
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comemoração não ficou restrita à visitação ao navio. Crianças, jovens e adultos que passavam pela Praça Mauá, no Rio de Janeiro, na tarde de sexta-feira (09), puderam assistir a uma emocionante apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.
O casal de aposentados Francisco Marinheiro e Jânia Marinheiro, que vieram do Ceará, em visita ao Rio de Janeiro, pela segunda vez, se surpreenderam com a apresentação que aconteceu próxima ao Museu do Amanhã. Francisco, após o espetáculo, destacou a diversidade representada na Marinha, que “carrega essa diversidade de brasileiros de todos os cantos do País”.
Emoção e orgulho na primeira turma de mulheres nas Forças Armadas
A carioca Maria Tereza Diniz, integrante da primeira turma de mulheres nas Forças Armadas, e que ingressou na Marinha em 1981, se emocionou com a apresentação. “Difícil conter as lágrimas. Estou muito emocionada. Foi um belo espetáculo. Eu relembro toda a trajetória que percorri e o quanto a Marinha é pioneira e sinto muito orgulho!”, afirmou ela.
Celebrações em todo o país
As comemorações pelo Dia da Marinha seguem por todo o País. No Rio de Janeiro, a programação incluiu exposição de veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, na Praia de Copacabana, Parada Naval e Aeronaval na orla do Rio, e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Uma apresentação especial foi feita na abertura do jogo Flamengo X Grêmio, no Estádio Maracanã.