Em comemoração ao Dia da Marinha, celebrado em 11 de junho, cerca de 11 mil pessoas, entre sexta (09) e sábado (10), tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil. Atracado no cais do Museu do Amanhã, no centro do Rio de Janeiro, a embarcação abriu as portas ao público em geral para uma visitação que se estende até o dia 13 de junho, das 11 às 17h.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foi uma oportunidade de aproximação e encantamento. O exemplo disso foi a experiência de Tatiane Moreira e sua filha Letícia Moreira, de 15 anos. Segundo Tatiane, “o sonho da Letícia é ser uma marinheira. Ela está estudando e eu me esforçando ao máximo para que ela conquiste esse sonho. Hoje, eu a trouxe aqui para sentir um pouquinho da emoção disso tudo”.

Apresentações musicais em clima de festa

foto 2 dia da marinha
Apresentação na tarde desta sexta (09) aconteceu nas proximidades do Museu do Amanhã

A comemoração não ficou restrita à visitação ao navio. Crianças, jovens e adultos que passavam pela Praça Mauá, no Rio de Janeiro, na tarde de sexta-feira (09), puderam assistir a uma emocionante apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.

O casal de aposentados Francisco Marinheiro e Jânia Marinheiro, que vieram do Ceará, em visita ao Rio de Janeiro, pela segunda vez, se surpreenderam com a apresentação que aconteceu próxima ao Museu do Amanhã. Francisco, após o espetáculo, destacou a diversidade representada na Marinha, que “carrega essa diversidade de brasileiros de todos os cantos do País”.

Emoção e orgulho na primeira turma de mulheres nas Forças Armadas

A carioca Maria Tereza Diniz, integrante da primeira turma de mulheres nas Forças Armadas, e que ingressou na Marinha em 1981, se emocionou com a apresentação. “Difícil conter as lágrimas. Estou muito emocionada. Foi um belo espetáculo. Eu relembro toda a trajetória que percorri e o quanto a Marinha é pioneira e sinto muito orgulho!”, afirmou ela.

Celebrações em todo o país

foto 1 dia da marinha

As comemorações pelo Dia da Marinha seguem por todo o País. No Rio de Janeiro, a programação incluiu exposição de veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, na Praia de Copacabana, Parada Naval e Aeronaval na orla do Rio, e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Uma apresentação especial foi feita na abertura do jogo Flamengo X Grêmio, no Estádio Maracanã.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).