Evento foi finalizado com apresentação da Banda de Música do Com6ºDN

Foi realizada, na noite do dia 27 de novembro, em Ladário-MS, cerimônia em comemoração aos 85 anos do Navio Monitor Parnaíba (MParnaíba), Navio de Guerra armado em atividade mais antigo do mundo e que participou da 2ª Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e teve início com cerimonial à bandeira narrado, com a presença de autoridades civis e militares de Corumbá e Ladário.

Durante o evento, foi realizada a obliteração de selo e carimbo comemorativos aos 85 anos do navio. As peças foram obliteradas pelo Alt Esq Olsen, pelo Comandante do 6º Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira, pelo Comandante da Flotilha de Mato Grosso, Capitão de Mar e Guerra Guilherme José Aguiar De Araujo, e pelo Comandante do MParnaíba, Capitão de Corveta Dison José de Oliveira Santos Filho.

O selo personalizado e o carimbo comemorativo serão utilizados pela Agência Corumbá dos Correios, durante 30 dias, para franqueamento e obliteração das correspondências. Posteriormente, o carimbo fará parte do acervo do museu postal dos Correios em Brasília.

Foram obliterados, também, oito cartões-postais com a história e fatos relevantes do MParnaíba.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Comandante do MParnaíba, CC Dison, destacou as atividades realizadas pelo navio na região pantaneira e o trabalho realizado pelos militares que nele serviram e servem, “o ‘Caverna Mestra da Armada’ parece inabalável com a inexorável marcha do tempo. Demonstrando que continua em plenas condições operacionais e pronto para cumprir sua missão realizando operações de Guerra Naval no ambiente ribeirinho, Patrulha Naval, Patrulhamento e Inspeção Naval, Assistências Cívico-Sociais, Operações de Socorro e Salvamento e Operações Aéreas. Este nível de aprestamento só é possível graças aos esforços diuturnos de todos aqueles que tripularam e tripulam estes conveses, cada um ao seu tempo e com a sua parte, contribuíram para manutenir não só o material, mas também o intangível sentimento de dever perpetuado nestes 85 anos”.

O evento foi finalizado com concerto da Banda de Músicos do Com6ºDN, composta por fuzileiros navais do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que apresentou ao público músicas nacionais e internacionais.

olsen
Alt Esq Olsen durante obliteração de cartão-postal
selo
Selo personalizado com imagem do MParnaíba neste ano e em 1937 e os dizeres “O poder, a glória e as tradições da Marinha no Pantanal”
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).