Rio de Janeiro (RJ) – No período de 06 a 10 de fevereiro de 2023, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu a mobilização administrativa do futuro Comandante do Componente Militar (Force Commander) na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, e de sua equipe de apoio, composta por seis militares do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades de mobilização para Missão de Paz visam a preparação administrativa dos militares selecionados para o desdobramento nas Missões sob a égide das Nações Unidas (ONU) e compreendem o registro do estado de saúde dos militares, por meio de exames laboratoriais, avaliações física e psicológica, instruções de conhecimentos específicos e recebimento do material a ser utilizado em campo.

As etapas da mobilização administrativa foram executadas nas instalações do CCOPAB, exceto a avaliação física, que foi conduzida pelo Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), que dispõe de equipamentos de última geração para este tipo de avaliação, em suas próprias instalações.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).