Campinas (SP) – Batalhões da 12ª Brigada de Infantaria Leve realizaram a capacitação tática técnica de combate em área urbana no Centro de Instrução de Operações Urbanas, entre os dias 18 de novembro a 1º de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em quatro intensas jornadas semanais, as subunidades da Força de Atuação Estratégica Ipiranga e Martim Afonso realizaram os treinamentos de combate em recinto confinado, combate em área subterrânea, técnicas de progressão em área urbana, patrulhamento ostensivo a pé, mecanizado e motorizado, planejamento, operações simuladas, posto de bloqueio e controle de vias e tiro de combate. Ao final do treinamento, os militares realizaram exercícios no terreno, divididos em pelotões e companhias, com a execução de operações ofensivas e defensivas em localidade.

No último bimestre deste ano, o Centro de Instrução de Operações Urbanas capacitou aproximadamente 840 militares de tropas mecanizadas, paraquedistas e aeromóveis, com a proposta de auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento da doutrina militar terrestre no emprego de pequenas frações em operações militares em ambiente urbano.

Fonte: 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).