Comitiva do Senai Automação e Simulação e militares do CIAA

O Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) recebeu, em 10 de fevereiro, a comitiva do SENAI de Automação e Simulação, buscando estreitar laços para futura parceria cujo o propósito é desenvolver os processos didático-pedagógicos das escolas deste Centro de Instrução.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O reforço da relação entre as instituições é passo importante para a instrução atualizada e alinhada com as tecnologias de ponta do século XXI, o que permite a formação de militares mais preparados a atuarem nas diversas organizações militares por todo o País, inclusive nos projetos estratégicos da Marinha como, por exemplo, o Submarino de Propulsão Nuclear e as Fragatas “Classe Tamandaré”.

Dentre os assuntos abordados, estiveram em pauta a criação de cursos de qualificação para os instrutores e desenvolvimento de simuladores de apoio ao ensino aplicando tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. Estes métodos permitirão aos alunos dos cursos de especialização e aperfeiçoamento uma imersão em ambientes virtuais que os aproximam cada vez mais da realidade.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).