Manaus (AM) – No período de 7 a 18 de novembro, os alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) participaram da Operação Ricardo Franco, que ocorreu nas organizações militares do Comando Militar da Amazônia (CMA) e do Comando Militar do Norte (CMN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação visa definir responsabilidades, atribuições e encargos dos diversos setores do IME, assim como atender algumas das demandas dos Comandos Militares da Região Norte do país. Diante disso, auxilia na formação acadêmica dos alunos, que puderam pôr em prática os seus conhecimentos teóricos na solução de problemas do dia a dia das organizações militares da região.

Nesse contexto, coube a dois alunos do Curso de Engenharia Mecânica estudar, quantificar e desenvolver soluções exequíveis, para sanar problemas de excesso de vibração nos empurradores que podem causar prejuízo operacional e danos aos equipamentos. Para isso, durante duas semanas, os alunos visitaram estaleiros da região, revisaram processos de utilização, manutenção e reparo das embarcações.

Ao final do exercício, além de conhecerem um pouco da logística operacional da Amazônia Ocidental e ambientarem-se aos aspectos relevantes do relevo e clima da região, os alunos fizeram uma apresentação identificando os problemas, as dificuldades e apresentaram linhas de ações a serem tomadas com foco na melhoria dos processos de contratos e capacitação de pessoal para a manutenção preventiva e corretiva das embarcações do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazonia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).