O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte está prestes a realizar um evento inédito: o 1° Simpósio de Operações Ribeirinhas no Ambiente Amazônico. Marcado para os dias 17 e 18 de outubro, o simpósio acontecerá no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, das 8h30 às 12h. O encontro é uma oportunidade única para integrantes das Organizações Militares ligadas aos Comandos do 4º e 9º Distritos Navais se atualizarem e debaterem sobre as particularidades das operações em um dos ambientes mais desafiadores do planeta: a Amazônia.
Objetivos Claros e Estratégicos
O principal objetivo deste simpósio é coletar informações e insights que possam contribuir para possíveis alterações em normas e procedimentos relacionados às Operações Ribeirinhas. Estas operações, que ocorrem nos níveis tático e operacional, são cruciais para a segurança e eficácia das missões na região amazônica. O evento proporcionará uma troca rica de experiências e conhecimentos, permitindo que os participantes estejam ainda mais preparados para os desafios que enfrentarão em suas atividades.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Foco na Operação “Ribeirex 2023”
Um dos pontos altos do simpósio será a discussão de temas ligados à Operação “Ribeirex 2023”, uma importante missão que ocorrerá entre os dias 6 e 21 de novembro, em Santarém (PA). As explanações, que terão duração de 45 minutos, abordarão os principais desafios, estratégias e expectativas para esta operação. A “Ribeirex 2023” promete ser um marco nas operações ribeirinhas, e o simpósio é uma etapa fundamental para seu sucesso.
Preparação e Compromisso
A realização do 1° Simpósio de Operações Ribeirinhas no Ambiente Amazônico demonstra o compromisso do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte em promover a capacitação e o aprimoramento contínuo de seus integrantes. A troca de experiências e a discussão de estratégias são fundamentais para garantir a eficácia e a segurança das missões na região. Com eventos como este, o Brasil reforça seu compromisso com a defesa e proteção da Amazônia.
Programação
17/10
8h25 – Recepção ao Vice-Almirante Capistrano, Comandante do 4º Distrito Naval
8h30 – Abertura (palavras iniciais)
8h45 – Operações Ribeirinhas na Amazônia Oriental no contexto da concepção estratégica para a Amazônia (Comando do Grupamento de Operações Ribeirinhas)
9h30 – Intervalo
9h45 – Amazônia Ocidental – Área de Operações e Características da Força Naval (Comando da Flotilha do Amazonas)
10h30 – Coffee break
11h – O emprego das lanchas de combate em proveito das Operações Ribeirinhas (2º Batalhão de Operações Ribeirinhas)
11h45/12h – debates
12h30 – Almoço
18/10
8h20 – Concentração no auditório
8h30 – A evolução das Operações Ribeirinhas sob a ótica do Combate Fluvial (1º Batalhão de Operações Ribeirinhas)
9h15 – intervalo
9h30 – Emprego da ANV UH-15 no Ambiente Amazônico (1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte)
10h15 – Coffee break
10h45 – Capacidades e limitações do emprego da ANV UH-12 nas Operações Ribeirinhas (1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste)
11h30 – Debates
11h50 – Encerramento