Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, entre 13 e 15 de fevereiro, testes realizados pela Indústria de Material Bélico do Brasil / Fábrica de Juiz de Fora (IMBEL/ FJF), para ensaio de componentes de munição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram do evento engenheiros e técnicos do CAEx, da IMBEL/ FJF e militares do 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola), 31º GAC (Es). Após a climatização das munições, a 21º Celsius, foram realizados, nas Linhas I e V, ensaios de distância de não funcionamento, sensibilidade e retardo e resistência mecânica, para recebimento de um lote de espoletas EOP IMB 1105.

Posteriormente, foram efetuados testes para Fixação Carga do Tiro 105mm, quando foi confirmada a taragem da pólvora, das cargas 1 e 2, e foi feita a fixação da carga de pólvora, nas cargas 3 a 7, cujo objetivo foi definir a quantidade exata de pólvora que cada carga de projeção deve possuir, de acordo com critérios de velocidade inicial e pressão no tubo dos materiais de emprego militar onde é aplicada.

A atividade ressalta o trabalho do Sistema Fabril do Exército apoiado pelas atividades de Teste e Avaliação, no sentido de atestar a segurança e a eficiência dos componentes e munições fabricados pela IMBEL.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).