Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, em 20 e 21 de outubro, a realização do tiro técnico para validação da munição Tiro 105 milímetros Alto Explosivo (Tiro 105mm AE), fabricada pela Indústria de Material Bélico do Brasil-Fábrica de Juiz de Fora (IMBEL-FJF) e que será entregue ao Exército Brasileiro no corrente mês.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade, que ocorreu nas Linhas I e V, contou com a presença de engenheiros e técnicos da IMBEL-FJF e de militares do CAEx e do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola (31º GAC – Es), Grupo Escola de Artilharia. Inicialmente, houve a inspeção visual e metrológica nos elementos da munição, climatizada em câmaras, conforme as temperaturas previstas nas normas vigentes.

Durante o tiro foram aferidas a velocidade inicial do projétil e a precisão no alvo para atendimento aos requisitos técnicos e de segurança na produção de munições pesadas. O evento é imprescindível para o ajuste dos parâmetros de produção e verificação do desempenho do material de emprego militar e se constitui em importante participação do Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Exército na geração do poder de combate da Força Terrestre e no apoio à Base Industrial de Defesa e Segurança.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).