Nesta quinta-feira (10), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou a comemoração do centenário da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX), na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Vice-Presidente da República, General de Exército Hamilton Mourão, presidiu a solenidade, ao lado do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do titular da pasta Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fundada em 1922, a EsEFEX está presente em todo o território brasileiro e tem o objetivo de formar o profissional militar no curso de educação física. Além de capacitar e avaliar o aluno, a instituição mantém e recupera os padrões de desempenho físico dos militares, colabora na prevenção de doenças crônicas, realiza pesquisas, promove competições e treina equipes esportivas, a fim de contribuir para a operacionalidade e para a saúde da Força Terrestre.

Atualmente, a escola já formou 3.588 oficiais instrutores de educação física, 4.380 sargentos monitores, 251 médicos especialistas em medicina esportiva e 182 mestres d’Armas (esgrima). Dentre os formados, constam 175 civis e 213 estrangeiros de 16 nacionalidades.

Cenário Nacional

A EsEFEX lançou a primeira revista científica em Educação Física no Brasil; organizou a primeira colônia de férias no Brasil; e criou métodos de treinamento próprios, direcionados ao desenvolvimento e à manutenção da saúde física e mental da tropa. Também, organiza competições esportivas nacionais e internacionais; apoia no treinamento de equipes e de atletas militares e civis; colabora com universidades, federações, confederações e associações; além de servir como centro de treinamento de excelência para os Jogos Mundiais Militares, para a copa do mundo e para as olimpíadas.

Estiveram presentes no evento autoridades militares do Exército, da Marinha e do poder legislativo.

Por Rízia Rocha
Fotos: CB Dantas- Ascom

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).