O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou, de 20 de novembro a 1° de dezembro de 2023, um estágio setorial voltado para a preparação específica de mulheres militares e policiais para operações de paz. Esta iniciativa visa reforçar a presença feminina nas missões de paz da ONU, alinhando-se às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e à agenda “Mulheres, Paz e Segurança”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Treinamento Intensivo para Futuras Capacetes Azuis

Snapinsta.app 407856156 18002846699253031 6612932892858493965 n 1080

O programa, denominado Estágio Setorial de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz (EPESFOP), contou com a participação de 16 mulheres do Exército Brasileiro e das Polícias Militares dos Estados do Rio Grande do Sul e Tocantins. O treinamento abrangeu aspectos práticos e teóricos para prepará-las eficientemente para atuar em operações de paz complexas, enfatizando o controle emocional e a resistência à fadiga em condições adversas.

A Importância da Igualdade de Gênero nas Operações de Paz

Snapinsta.app 407976244 18002846663253031 8003591016074569580 n 1080

Este estágio é parte de um esforço mais amplo para aumentar a participação feminina em missões de paz, em linha com a “Uniformed Gender Parity Strategy” da ONU. Em outubro deste ano, o Brasil, ao assumir a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, priorizou o papel das mulheres na paz e segurança internacionais, ressaltando a relevância e a atualidade deste tipo de capacitação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).