Nos dias 4 e 5 de maio, a Capitão de Fragata (T) Patrícia Pontes e a servidora civil pedagoga Aline Muniz, representantes da Escola Superior de Defesa (ESD), participaram do King’s Doctoral Workshop on Military Innovation and Defence Reform em Londres. No evento, realizado no King’s College London, as duas apresentaram o trabalho intitulado “Competency Mapping of the Brazilian Defense College in sharing experiences in Military diffusion and emulation”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos do Workshop

Snapinsta.app 345242891 1413034202779484 7976444008273628453 n 1080

O workshop teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre doutorandos, professores e especialistas na área de Defesa sobre difusão e inovação militar. A participação das representantes brasileiras contribuiu para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos na ESD e abriu possibilidades para o surgimento de novas parcerias internacionais.

Instituições parceiras e colaboração internacional

O King’s College London é mais uma instituição parceira da Escola Superior de Defesa. A colaboração entre instituições internacionais e a participação em eventos como o King’s Doctoral Workshop on Military Innovation and Defence Reform fortalecem as relações entre os países e contribuem para o desenvolvimento de projetos e inovações na área de Defesa.

A participação da Capitão de Fragata (T) Patrícia Pontes e da pedagoga Aline Muniz no King’s Doctoral Workshop on Military Innovation and Defence Reform demonstra o compromisso da Escola Superior de Defesa com a promoção da inovação e cooperação internacional no setor militar. A troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de diferentes países é fundamental para o crescimento e avanço na área de Defesa.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).