Foto: Aditância do Exército no Uruguai

O Capitão de Engenharia Kelson Leal Duarte Filho, da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exército Brasileiro, alcançou o primeiro lugar na classificação geral do Curso de Buzo Especializado para Militares de la Arma de Ingenieros. Realizado na Escuela de Ingenieros do Exército Nacional Uruguaio (ENU) em Montevidéu, Uruguai, o curso teve a duração de cinco semanas e foi concluído em 24 de novembro de 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desafio e Superarão

Dos dezessete militares matriculados, somente oito concluíram o curso, que exigia alto nível de capacitação tática, técnica, física e psicológica. O Capitão Kelson destacou-se em meio a um grupo seleto, demonstrando habilidades excepcionais em diversas manobras de engenharia subaquática, incluindo reconhecimentos, operações anfíbias, salvamento, demolições e uso de equipamentos de mergulho autônomo.

Relevância para o Exército Brasileiro

2 1
Foto: Aditância do Exército no Uruguai

A participação do Capitão Kelson no curso é particularmente significativa, pois o Exército Brasileiro não possui formação especializada para mergulhadores na Arma de Engenharia. Com essa conquista, ele está agora apto a aplicar e disseminar os conhecimentos adquiridos, contribuindo para a elaboração de uma doutrina militar relevante para o Brasil.

Processo de Seleção e Cooperação Internacional

A escolha do Capitão Kelson para o curso foi baseada em critérios rigorosos, incluindo proficiência em espanhol e qualificação em estágios de mergulho realizados no Centro de Instrução de Operações Especiais ou na Marinha do Brasil. A iniciativa reforça a cooperação militar e a integração entre o Brasil e o Uruguai, alinhando-se aos Objetivos Estratégicos do Exército Brasileiro na área internacional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).