O Chefe de Assuntos Estratégicos (CAE) do Ministério da Defesa, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, visitou a Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID), em Washington-D.C., nos Estados Unidos da América. O encontro ocorreu no dia 18 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Chefe da RBJID, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, apresentou ao CAE uma atualização sobre a estrutura da Junta e sobre os assuntos de interesse do Brasil em andamento. Além de destacar os processos eletivos para os quais o País poderá apresentar candidatos e as formas como o Sistema JID pode contribuir para a projeção brasileira no hemisfério ocidental.

IMG-20211130-WA0045.jpg
Durante a visita, o representante da pasta da Defesa constatou a relevância do apoio do Brasil ao Colégio Interamericano de Defesa, no segmento acadêmico, referente às atividades administrativas, bem como à colaboração da Direção.
Por Carolina Militão
Fotos: Suboficial De Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).