No mês de março, o 15º Batalhão Logístico (15° B Log) foi a organização militar (OM) escolhida pelos cadetes Pugiski, Gabrian e Sara Moreira para realização do Estágio Preparatório de Corpo de Tropa para Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na Academia Militar das Agulhas Negras, escola de ensino superior do Exército Brasileiro, situada na cidade fluminense de Resende, se formam mais de 400 cadetes por ano. E o Estágio Preparatório de Corpo de Tropa, atividade obrigatório para o cadete do 4º ano, tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos e valores colhidos na AMAN.

No transcorrer das três semanas de estágio no 15° B Log, além de experienciar as tarefas da rotina administrativa da OM, os três cadetes do Quadro de Material Bélico desempenharam as funções de instrutor e monitor em instruções de Ordem Unida, de Treinamento Físico Militar, de Aprestamento Operacional, de Chefia e Liderança, além de outras previstas na capacitação técnica e tática do efetivo profissional (CTTEP). Ademais, os estagiários também proferiram uma palestra sobre as formas de ingresso nas Forças Armadas para os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Cívico Militar Professora Júlia Wanderley, em Cascavel.

Vale salientar o fato histórico de que pela primeira vez o 15º B Log recebeu, dentre os cadetes estagiários da AMAN, uma cadete do segmento feminino. Assim como os demais, a futura oficial Sara Moreira concluiu com êxito o Estágio Preparatório de Corpo de Tropa.

Fonte: 15º B Log

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).