O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realiza, no período de 25 de outubro a 5 de novembro a Operação Guararapes, atividade que ocorre nos estados da Bahia (BA), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Piauí (PI), e tem como objetivo a manutenção da operacionalidade das tropas do Nordeste para a garantia da soberania nacional e integridade territorial; e desencadear ações de defesa externa, operações interagências e ajuda humanitária.

blank

A 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), Brigada Felipe Camarão, participa da operação por meio das ações realizadas na Operação Potiguaçu. Nessa operação, as tropas da Brigada sediadas nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, concentraram seus meios ao Norte da cidade de Natal e realizaram o planejamento e a execução de operações ofensivas: no dia 26 outubro, foi realizada a marcha para o combate e na manhã do dia 27 foi realizado o ataque coordenado.

Ao término das ações ofensivas previstas, as organizações militares da 7ª Bda Inf Mtz realizaram o tiro de armas coletivas e do tiro de artilharia.

Em uma segunda fase da Operação Potiguaçu, denominada “normalização”, as tropas atuarão para a manutenção de um ambiente seguro e estável na área de operações, por meio de ações de apoio à população. A Operação Potiguaçu emprega um efetivo de 897 militares e 139 viaturas.

Fonte: 7ª Brigada de Infantaria Motorizada
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui