NUCLEP

Após a visita recente da Frente Parlamentar da Tecnologia e Atividades Nucleares do Congresso Nacional, liderada pelo Deputado Federal Julio Lopes (PP/RJ), a Nuclep teve o prazer de recepcionar, no dia 3, as comitivas da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa. Lideradas pelo Comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, as autoridades dedicaram o dia à visita às instalações das empresas participantes do ProSub e, em especial, à Base de Submarinos da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Contribuição da Nuclep para o ProSub

WhatsApp Image 2023 07 04 at 06.43.00

A missão teve início no piso fabril da Nuclep, onde foram fabricados os cascos resistentes dos oito submarinos da Marinha: três convencionais de tecnologia alemã, tipo IKL, Classe Tupi, e um Classe Tikuna, incorporados à frota naval do Brasil na década de 90; e os quatro submarinos Classe Riachuelo, concluídos em 2019.

Progressos e Desenvolvimentos Futuros no ProSub

WhatsApp Image 2023 07 04 at 06.43.02

As autoridades foram informadas sobre o trabalho realizado pela Nuclep em Itaguaí e Aramar para a conclusão do Bloco 40. Além disso, acompanharam os avanços no planejamento junto à Itaguaí Construções Navais (ICN) da Seção de Qualificação do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear do país, o Submarino Almirante Álvaro Alberto.

O Impacto da Nuclep no Setor Nuclear Brasileiro

WhatsApp Image 2023 07 04 at 06.43.06

O Ministro José Múcio Monteiro destacou, em diversos momentos, a importância do trabalho da Nuclep para o desenvolvimento do setor nuclear do Brasil. Elogiou também a criação inédita e extremamente importante de uma Frente Parlamentar por parte do Deputado Julio Lopes, com o nobre objetivo de fomentar, apoiar e disseminar a relevância desse segmento em todo o país.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).