O Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz) realizou um ataque coordenado às posições do inimigo na cidade de Resende (RJ), durante a Operação Membeca, exercício avançado do Exército. A ação foi acompanhada pelo Comandante Militar do Leste, General José Eduardo Pereira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após a conquista dos objetivos de segurança, a Força-Tarefa “De Guerra”, comandada pelo 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) e composta por todos os elementos de manobra da brigada, ordenou a conquista da linha de aprofundamento da subunidade inimiga figurada. A complexa operação contou com abertura de brecha realizada por elementos do 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), que proporcionou apoio à mobilidade das tropas.

No evento, destacou-se o lançamento de fumígenos pelas viaturas Guarani, pela primeira vez no âmbito da Grande Unidade, bem como destacaram-se os disparos realizados pelo canhão 90mm da viatura Cascavel no apoio à operação. Tais capacidades fortalecem o poder de combate de uma das brigadas mais tradicionais da Força Terrestre.

Ao final da atividade, o General José Eduardo disse ter plena confiança nas capacidades demonstradas pela 9ª Bda Inf Mtz, força de emprego geral prioritária.

Comitiva

O General José Eduardo estava companhado do Chefe do Emprego da Força Terrestre, do Chefe do Estado-Maior do CML, dos Comandantes da 1ª Divisão de Exército, e da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, e dos demais oficiais-generais da guarnição do Rio de Janeiro.

Fonte: GUEs – 9ª Bda Inf Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).