Durante a 13ª edição da LAAD (Feira de Defesa e Segurança), que ocorre entre os dias 11 e 14 de abril no Rio de Janeiro, o Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro Filho, assinou um acordo de cooperação em Defesa com seu homólogo esloveno, Marjan Sarec. O acordo visa promover a colaboração em diversas áreas, como Política e Legislação de Defesa, Educação e Treinamento Militar, Medicina Militar, Cultura e Desporto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cooperação entre Brasil e Eslovênia

download 1 2

O encontro bilateral entre os ministros da Defesa do Brasil e da Eslovênia resultou no acordo que tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os dois países em temas relacionados à defesa. Dentre as áreas abrangidas pelo acordo, estão a Política e Legislação de Defesa, com o intuito de aprimorar as práticas e políticas nacionais, e a Educação e Treinamento Militar, visando compartilhar conhecimentos e experiências entre as Forças Armadas dos dois países. Além disso, o acordo também engloba temas como Medicina Militar, buscando aperfeiçoar práticas e o intercâmbio de conhecimentos médicos, e Cultura e Desporto, incentivando a troca cultural e esportiva entre os militares.

Reuniões bilaterais e relações internacionais

whatsapp image 2023 04 11 at 21 57 30

Além do acordo assinado com a Eslovênia, o primeiro dia da LAAD 2023 também foi marcado por reuniões bilaterais com representantes da África do Sul, Coreia do Sul, Peru e Suriname. Nessas reuniões, foram discutidas questões relacionadas à atuação do Brasil na defesa da Amazônia, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como sobre equipamentos produzidos no país, como a aeronave de transporte KC-390, da Força Aérea Brasileira. O objetivo desses encontros foi reforçar os laços de parceria e trocar conhecimentos na área de Defesa e Segurança entre os países envolvidos.