Em uma tarde especial na Escola Superior de Guerra, cerca de 200 pessoas tiveram a oportunidade única de ouvir e aprender com Bernardinho, um ícone do voleibol brasileiro. Mais do que um treinador e ex-atleta, Bernardinho é também economista e empresário. Ele foi convidado para falar sobre “A Cultura da Excelência”, tema central de sua palestra no Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (PECESG).

Lições de Vida e Esporte

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Bernardinho compartilhou ricas experiências de sua trajetória no mundo esportivo, destacando a importância do trabalho em equipe, liderança e motivação como pilares fundamentais para alcançar o sucesso. Ele ressaltou que a busca pela excelência é um caminho contínuo de aprendizado e evolução. “Para manter a cultura de excelência, temos que estar sempre aprendendo, evoluindo e nunca perder o espírito de aspirantes”, afirmou. O treinador também fez analogias entre desafios enfrentados no esporte e situações da vida cotidiana, enfatizando que, mesmo nos momentos de cansaço e adversidade, não se pode admitir uma performance abaixo do esperado. “Se permitimos isso, acaba se tornando a norma”, alertou.

Interatividade e Reflexão

Após sua apresentação, Bernardinho abriu espaço para perguntas, permitindo uma interação rica e esclarecedora com os participantes. O evento foi encerrado com palavras de agradecimento do Capitão de Mar e Guerra Marcos Vinicius Lúcio, que, em nome do Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, e dos demais estagiários do PECESG, destacou o valor da palestra para todos os presentes. “Sua palestra nos fez refletir sobre como podemos aplicar a cultura da excelência nas nossas vidas particulares e profissionais”, disse o Capitão, ressaltando a importância de sempre buscar novos caminhos e aprendizados.

A visita de Bernardinho à Escola Superior de Guerra não foi apenas uma palestra, mas uma verdadeira aula sobre como a dedicação, o trabalho em equipe e a busca constante pela excelência podem transformar vidas, carreiras e organizações. Seus ensinamentos, certamente, ecoarão nas mentes e corações de todos que tiveram a honra de ouvi-lo.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).