Curitiba(PR) – O 5º Batalhão Logístico foi certificado pelo Centro de Adestramento Sul (CA-Sul) na simulação viva da Força de Prontidão (FORPRON) 2022 durante os dias 10 a 23 de maio. As atividades ocorreram nas dependências do Campo de Instrução General Calasanz (CIGC), em Ponta Grossa/PR.

O Batalhão esteve envolvido em manutenções, garantindo a disponibilidade da frota de viaturas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada com 43 ordens de serviços realizadas, apoio com transportes e suprimentos de Classe I, garantindo a segurança dos militares com equipes médicas e fornecendo o abastecimento de combustível para todas as viaturas durante o exercício.

Mobilizando 26 viaturas e 105 militares do 5º B Log, a Simulação Militar é a reprodução de situações pertinentes ao combate convencional com o emprego da tropa blindada dos elementos de manobra e de apoio ao combate.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a certificação, destacou-se a troca inédita do conjunto de força de uma Viatura Blindada Gepard 1A2 no terreno, em operações. Essa operação exige um elevado conhecimento técnico e capacidade da equipe de manutenção blindada. Toda a atividade levou cerca de 01:20 h, com a volta do blindado para o exercício.

As tropas que compõem a FORPRON estão aptas a cumprir qualquer missão no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como força expedicionária ou, ainda, Força de Paz.

Fonte: 5º Batalhão Logístico

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).