Guajará-Mirim (RO) – No dia 19 de setembro, o Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/6º BIS) – “Batalhão Forte Príncipe da Beira” realizou a 3ª confraria do ano de 2022 para cultuar e renovar a mística do Guerreiro de Selva para todos os “guerra” da guarnição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com a presença do Comandante da 17º Brigada de infantaria de Selva, General de Brigada Mathias, o Comandante do Batalhão, Coronel Leriche, juntamente com os Guerreiro de Selva da Unidade, foi realizada cerimônia na mística do fogo, em torno do qual, os guerreiros das mais remotas épocas têm se reunido para se protegerem do tempo adverso e das feras, falar de seus problemas, de suas conquistas e para se confraternizarem.

 Foram apresentados os símbolos que inspiram o Guerreiro de Selva – a onça, o brevê, o gorro bandeirante, o facão, a oração e as leis.

 Ao final todos partilharam o caxiri acompanhado de tambaqui, materializando a irmandade da onça. Todos esses elementos, caracterizam o simbolismo e a mística do Guerreiro de Selva Brasileiro bem como contaram seus “causos” descrevendo suas experiências na selva amazônica.

Fonte: Cmdo Fron RO/6º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).