No dia 19 de abril, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) comemorou o Dia do Exército Brasileiro, realizando a formatura alusiva à data, ocasião em que foi celebrado os 374 anos da Instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a solenidade, foi hasteado o Pavilhão Nacional pelo Major Guilherme Aun de Barros Brasil de Paula, houve o canto da canção do Exército e, em seguida, foram entregues medalhas. O Tenente-Coronel Rodrigo de Almeida Paim, Comandante do Batalhão, recebeu a medalha de Corpo de Tropa, com passador de prata. A honraria é destinada aos militares com mais de 15 anos de bons serviços prestados em Unidades de corpo de tropa do Exército Brasileiro.

Além do Tenente-Coronel Paim, outras personalidades receberam medalhas, como o Comandante-Geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel PM Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo, o Delegado-Geral da Polícia Civil de Alagoas Carlos Alberto Rocha Fernandes Reis e a Sra. Marcilene Souza dos Santos. Todos foram agraciados com a Medalha do Exército Brasileiro que é entregue para cidadãos ou instituições que tenham praticado ações destacadas ou serviços relevantes em prol do Exército Brasileiro. O Coronel R1 PTTC João Marques, Paraninfo do ato, realizou a entrega das medalhas e, ao fim, todos prestaram continência ao Pavilhão Nacional.

O Subtenente Flávio Sérgio fez a leitura da Ordem do Dia, onde foram destacadas as principais atividades desenvolvidas pela Força, destacando o envolvimento do Braço Forte e a ajuda da Mão Amiga. Encerrando a solenidade, a tropa do batalhão desfilou em continência ao Comandante do 59º BI Mtz e as demais autoridades presentes.

O Dia do Exército é celebrado anualmente em 19 de abril e remete à primeira Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marcando a luta em que um grupo de brasileiros se uniu contra a dominação holandesa ocorrida em Pernambuco.

Fonte: 59º BI Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).