Resende (RJ) – No dia 17 de janeiro de 2023, ocorreu a Passagem de Comando do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras (BCSv/AMAN), Batalhão Agulhas Negras (BAN). O evento foi presidido pelo Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves e contou com a presença de autoridades militares, Eternos Comandantes do BAN, autoridades civis, além de familiares e amigos convidados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Coronel Arthur Luiz Palmeira Leite, que estava à frente do Batalhão desde o ano de 2020, passou o comando para o Tenente-Coronel Leonardo Augusto de Resende. Durante a cerimônia, o Coronel Palmeira agradeceu a todos os integrantes do Batalhão pelo empenho e dedicação demonstrados durante o seu comando. Ele destacou os principais desafios enfrentados e as conquistas alcançadas durante esse período, ressaltando a importância do trabalho em equipe para o sucesso de qualquer missão. Foi enfatizado por ele, a importância da continuidade das boas práticas e do espírito de corpo para que o Batalhão continue a progredir.

O Tenente-Coronel Leonardo, sendo o 29º Comandante, assume agora o Batalhão Agulhas Negras, que foi criado em 10 de julho de 1950 e se tornou uma organização militar subordinada à AMAN em 1º de janeiro de 2018. Totalizando um efetivo aproximado de 2.000 homens e mulheres. O Batalhão é dividido em sete subunidades: Companhia de Guardas, Companhia de Polícia do Exército, Companhia de Fuzileiros, Companhia de Comando, Companhia de Serviço, Primeira e Segunda Companhias Auxiliares do Corpo de Cadetes. O Batalhão conta ainda com uma Banda de Música, tipo A.

A cerimônia de Passagem de Comando do BCSv/AMAN foi uma oportunidade para homenagear os militares que trabalharam no Batalhão e dar as boas-vindas ao novo Comandante. Este é um importante momento para a organização militar, marca o início de um novo ciclo de dedicação e trabalho.

Fonte: BCSv/AMAN

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).