Para celebrar o Dia da Marinha, que ocorreu no domingo (11), a Banda Marcial e a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais proporcionaram um espetáculo emocionante antes da partida de futebol entre Flamengo e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, no estádio do Maracanã. O público pôde apreciar um repertório de clássicos da música brasileira, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Cidade Maravilhosa”, de André Filho.
Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais e o Combate ao Preconceito
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Formada por 150 militares músicos, as bandas entusiasmaram a torcida ao entoar os hinos dos times de futebol e ao formar figuras e caracteres enquanto executavam as músicas. Ainda antes do jogo, militares entraram em campo com uma faixa com a inscrição: “11 de Junho – Dia da Marinha. Diga não ao racismo”. A campanha busca combater o preconceito e surgiu em repúdio aos casos de discriminação ocorridos no futebol.
Exposição de Veículos Blindados em Copacabana
Além das apresentações musicais, os que estavam na Praia de Copacabana também tiveram a chance de conferir uma exposição de veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais. O evento contou com a exposição de 11 viaturas militares e um carro de combate em frente ao hotel Copacabana Palace. “Entre as viaturas, destaco nosso Carros Lagarta Anfíbio, característico dos fuzileiros navais, e o JLTV, que é uma viatura blindada recém adquirida pelo Corpo de Fuzileiros Navais”, afirmou o Comandante do Batalhão Naval, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Henrique Pinto Homem.
Reações do Público: Emoção e Reconhecimento
O público ficou encantado com as apresentações e a exposição. Bruna Bortolotto, que veio de Santa Catarina, comentou sobre a oportunidade de ver de perto as viaturas da Marinha. Márcia Gonçalves, aposentada, se emocionou com a apresentação da banda na Praia de Copacabana: “Ouvir a canção ´Cisne Branco` aqui, neste dia tão especial, é um sonho. Não sei nem como expressar o tamanho da minha emoção”.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395