Entre os dias 23 e 26 de novembro, o Arsenal de Guerra General Câmara (AGGC), unidade integrante do Sistema de Fabricação do Exército Brasileiro, realizou, no Campo de Instrução de Butiá (CIB), o tiro técnico de 2 obuseiros 155 mm M114 AR e 5 obuseiros 105 mm M101 AR recuperados por aquela unidade fabril.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade teve por finalidade verificar o pleno funcionamento do armamento, sendo a última etapa do processo de manutenção. Foram avaliados o desempenhos dos componentes, tais como o mecanismo da culatra, o sistema equilibrador, o mecanismo do freio recuperador (recuo e volta em bateria) e o comportamento dinâmico do material.

Após o exercício de tiro e a comprovação do atendimento dos requisitos de conformidade dos sistemas, os obuseiros retornarão à cadeia de suprimento para posterior distribuição às unidades de artilharia de campanha do Exército. A recuperação do armamento consta do Programa Interno de Trabalho (PIT) do AGGC, estabelecido pela Diretoria de Fabricação.

Fonte: AGGC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).