Rio de Janeiro (RJ) – A Biblioteca do Exército (BIBLIEx) realizou o 1º Lançamento de Livros do Editorial 2022 da Coleção General Benício, no Salão de Eventos Culturais do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), no dia 15 de setembro. São livros que trazem registros que nos permitem compreender melhor os relevantes episódios da história militar e política nacionais e internacionais. As obras são destinadas ao público civil e militar que aprecia uma boa leitura.

Foram lançados os livros:

A Ética do Soldado Francês em Combate, de Benôit Royal;

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Azul da Paz: Braengcoy, Construindo a Paz no Haiti, de Sírio Sebastião Fröhlich;

Organização do Poder de Combate, de Ryan Grauer;

A Evolução da Arte da Guerra: das Guerras Medievais aos Ataques Relâmpago (1300-2050), de Macgregor Knox e Williamson Murray; e

A Revolta de 1922, de Juvencio Saldanha Lemos.

O lançamento contou com a presença de autoridades militares e civis, dentre elas, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, o Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Eduardo Biserra Rocha e o Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana, Coronel Leandro Fernandes Moraes.

Também estiveram presentes oficiais generais veteranos, integrantes do Conselho Editorial da BIBLIEx, comandantes de organizações militares, personalidades do meio cultural e convidados. O evento foi encerrado com uma manhã de autógrafos do autor Juvencio Saldanha Lemos, coronel veterano do Exército.

Os convidados também puderam apreciar uma exposição com acervos históricos do MHEx/FC, além de adquirir obras literárias de editoriais anteriores, em ponto de divulgação e vendas da Livraria BIBLIEx.

Vale ressaltar, que todas as obras estão disponíveis para serem adquiridas nas livrarias da Biblioteca do Exército logo abaixo ou acessando o site https://lojavirtual.bibliex.eb.mil.br.

Postos de Vendas:

1 – Quartel General do Exército – Brasília/DF;

2 – Palácio Duque de Caxias – Rio de Janeiro/RJ;

3 – Comando Militar do Sudeste – São Paulo/SP;

4 – Museu do Comando Militar do Sul – Porto Alegre/RS;

5 – Museu do Expedicionário – Curitiba/PR;

6 – Centro General Ernani Ayrosa (CGEA) – Petrópolis/RJ;

7 – Zoológico do CIGS – Manaus/AM e

8 – Espaço Cultural da FEB – Belo Horizonte/MG

Fonte: Biblioteca do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).