Com a agenda repleta de compromissos no Rio Grande do Sul, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, foi recebido, na quarta-feira (22), no Comando Militar do Sul, pelo Comandante da 6ª Divisão do Exército, General de Divisão Rollemberg Ferreira da Cunha, representando o Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade. No mesmo dia, o Ministro e a comitiva prestigiaram ações prioritárias para a Pasta da Defesa e as Forças Armadas na capital gaúcha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

f47f2a86-830c-4dcc-82bb-420b2ed5d505.jpg

Entre os compromissos, o titular da Pasta e sua comitiva acompanharam o trabalho da Engenharia do Exército nas obras de duplicação da BR-116, entre os municípios de Guaíba e Tapes. Foram vistoriados os trabalhos de terraplanagem nas proximidades de Barra do Ribeiro, local a 45 km da capital dos gaúchos. Com o envolvimento de cerca de 300 militares do 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages (SC), que trabalham dia e noite, a expectativa é a entrega de 10 km até o fim deste ano, somando-se a outros 25 km já concluídos, do total de 50,8 km que cabem aos militares construírem.

bf67b249-f691-445c-b1cc-c2ad9157169c.jpg

O Ministro Braga Netto comentou ter ficado impressionado com o trabalho de terraplanagem que está sendo feito pelos militares. “Isso nos ajuda a manter a tropa de engenharia adestrada, capacitada e a realizar um trabalho em prol da sociedade civil nesta obra, que faz parte de projeto do Ministério da Infraestrutura”, destacou o Ministro.

Da estrada, seguiram para a sede da empresa AEL Sistemas. Essa empresa integra a Base Industrial de Defesa (BID) no Estado, juntamente com outras 12 companhias gaúchas. No mercado desde 1982, a AEL atua em soluções de alta tecnologia com foco nos segmentos de sistemas para aviões, drones, guerra eletrônica e comunicações táticas, entre outros. No portfólio da empresa está, por exemplo, o desenvolvimento de display panorâmico do avião de caça F-39 Gripen.

ED3_2618.jpg

Ao fim da visita, o Ministro disse estar impactado com o que viu e que o seu papel é contribuir “para facilitar a atuação da indústria de defesa com a retirada de entraves”. Ainda, falou da importância do emprego dual dos produtos de Defesa “que possam ser empregados tanto pelas Forças Armadas quanto para fins civis”.

Antes dos compromissos na estrada e na empresa de produtos de Defesa, o grupo esteve no Museu Militar do Comando Militar do Sul, localizado no preservado Centro Histórico de Porto Alegre, na mesma região onde ficam os quartéis. O Museu, que foi reinaugurado em julho deste ano, conta com 6 mil itens que levam a um passeio pela história do Exército Brasileiro. De lá, participaram de solenidade no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, onde o Ministro Braga Netto teve o primeiro contato com a tropa do Comando Militar do Sul, como Ministro da Defesa.

download.jfif

Na quinta-feira (23), o Ministro e a comitiva seguiram para acompanhar execução de tiro de diversas viaturas, armas e equipamentos e de sistemas de simulação no Campo de Instrução de Santa Maria, organização militar localizada em município com o mesmo nome, a quase 300 quilômetros da capital gaúcha.

Por Margareth Lourenço
Fotos: divulgação/Comando Militar do Sul

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).