Na terça-feira passada (13), uma comitiva de parlamentares da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, teve um vislumbre do futuro da aviação militar brasileira. Acompanhados pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, eles visitaram a Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, onde puderam conhecer de perto o trabalho desempenhado pela base, o Projeto F-X2, a aeronave de transporte KC-390 Millennium e as principais operações realizadas pela Força Aérea, como a Operação Yanomami.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Poder e a Promessa da Tecnologia de Defesa

80e2dd6d 5aee 42dc 9479 96be936cb9b0

Durante o voo para a BAAN, a comitiva teve uma demonstração em primeira mão do poder e da promessa do caça multimissão F-39 Gripen, que interceptou uma aeronave não identificada em um exercício de defesa aérea. Este é um dos 36 aviões adquiridos em parceria com a empresa sueca Saab, como parte do Projeto F-X2. Os investimentos na indústria de defesa nacional e o programa de transferência de tecnologia que acompanha o projeto têm impulsionado a autonomia tecnológica do Brasil e gerado aproximadamente 13 mil empregos diretos e indiretos.

Investindo em Conhecimento e Desenvolvimento

Em meio à visita, o Ministro Mucio enfatizou a importância dos investimentos na defesa aérea. “O painel do Gripen, o capacete do piloto e mais alguns equipamentos são desenvolvidos no Rio Grande do Sul, por uma empresa brasileira, fato que nos enche de muito orgulho. Isso mostra que não é só comprar o equipamento, é investir em conhecimento e desenvolvimento de novos engenheiros, técnicos e cientistas brasileiros“, disse. Essa declaração destaca a importância estratégica de nutrir a indústria de defesa doméstica para a segurança e o desenvolvimento econômico do país.

Uma Visão dos Bastidores das Operações Aéreas

A comitiva também teve a oportunidade de conhecer o pátio operacional das aeronaves e o simulador de voo, onde os pilotos são instruídos antes de partir para os voos reais. A visita culminou no hangar do Grupo Logístico, onde a aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium foi apresentada. Esta aeronave, que é o maior avião de transporte militar fabricado no hemisfério sul, ilustra o progresso impressionante que o Brasil fez no desenvolvimento de sua própria indústria de defesa.