A Terceiro-Sargento Laura Amaro, destacada atleta da Marinha do Brasil, alcançou um marco significativo ao garantir sua vaga para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Competindo na Copa do Mundo de Levantamento de Peso na Tailândia, Amaro levantou um total de 253kg na categoria até 81kg, assegurando não apenas sua participação olímpica mas também um lugar entre as dez melhores do ranking mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trajetória de Sucesso

Ingressando no Programa Forças no Esporte (PROFESP) aos 13 anos, Laura Amaro tem sido uma figura exemplar do esforço contínuo da Marinha em promover o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional. Sua jornada desde os treinamentos no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) até as maiores arenas esportivas globais é uma fonte de inspiração. Além de sua recente vitória, Amaro já possuía no seu histórico uma medalha de prata no arranco na categoria até 76kg no Mundial de 2021 no Uzbequistão e um bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago.

Contribuições do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM)

imagem 2024 04 12 085546661
O atleta do boxe Terceiro-Sargento Wanderley de Souza Pereira que disputa na categoria de 80kg. Imagem: Marinha do Brasil

O sucesso de Amaro também destaca a eficácia do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), estabelecido para captar e desenvolver atletas militares de alto rendimento. Este programa não apenas apoia os atletas tecnicamente e financeiramente, mas também os prepara para competições internacionais, contribuindo significativamente para o esporte brasileiro.

Outros Atletas em Destaque

Além de Laura Amaro, outros 32 atletas militares já estão classificados para os Jogos Olímpicos, competindo em 11 modalidades diferentes, incluindo atletismo, boxe, ginástica rítmica, judô, natação, e vela. Essa diversidade não apenas demonstra a versatilidade do PROLIM, mas também seu papel crucial no desenvolvimento esportivo nacional.

Expectativas para Paris 2024

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a preparação está intensificada sob a direção do Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Reinaldo Reis de Medeiros, Presidente da Comissão de Desportos da Marinha e Comandante do CEFAN. A dedicação ao treinamento promete ser intensa, com o objetivo claro de exibir o talento brasileiro no palco mundial e trazer honra ao país através de conquistas significativas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).