No dia 29 de outubro, ocorreu a solenidade comemorativa aos 26 anos da Representação de Instrução Militar Brasileira em El Salvador (MIRIMBRES), que iniciou suas atividades no ano de 1995, a partir da participação de militares brasileiros na Missão das Nações Unidas em El Salvador (ONUSAL). A representação vem cumprindo a importante missão de capacitar os recursos humanos da nação amiga, chefiada pelo Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior de El Salvador (ECEM), Tenente Coronel Vinicius Damasceno do Nascimento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Embaixador do Brasil em El Salvador, João André Pinto Dias Lima, presidiu a cerimônia. O Tenente-Coronel Damasceno referenciou o apoio prestado pela Embaixada do Brasil, pelo Ministério da Defesa de El Salvador, pelo Estado-Maior Conjunto da FAES e pelo Comando de Doutrina e Educação Militar (CODEM), com a entrega de uma réplica do Busto do Duque de Caxias – “O Pacificador” –, Patrono do Exército Brasileiro, para reafirmar os laços de cooperação e amizade entre o Exército Brasileiro e as instituições agraciadas.

O Instrutor na Escola de Infantaria “General Manuel Jose Arce” (EIGMJA), Subtenente Rogério de Oliveira da Silva, recebeu a medalha do Pacificador, comenda conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que prestaram assinalados serviços ao Exército, reafirmando os valores do soldado brasileiro.

Presenças

A atividade contou com a presença do Vice-Ministro de Defesa de El Salvador, Coronel Ennio Elvidio Rivera Aguilar, do Subchefe do Estado-Maior Conjunto da Força Armada de El Salvador (FAES), General de Brigada Miguel Angel Rivas Bonilla, do Inspector Geral da FAES, General de Brigada Juan de Jesús Guzmán Morales, e do  Comandante do Comando de Doutrina e Educação Militar (CODEM), Coronel Raul Armando Galán Hernández. A cerimônia contou, ainda, com a participação do Adido Militar e Aéreo do México, General Cárdenas, e coronéis adidos do Chile, Colômbia, Honduras e Nicarágua, além de integrantes da MIRIMBRES.

Fonte: Representação de Instrução Militar Brasileira em El Salvador
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).