A Marinha do Brasil fez um anúncio importante nesta terça-feira (26) que todos precisam ficar em alerta: uma frente fria está a caminho das regiões Sul e Sudeste do país. E não é qualquer frente fria. Esta promete trazer consigo ventos fortes e ondas que podem chegar a impressionantes três metros de altura. Se você mora ou planeja visitar o litoral dessas regiões nos próximos dias, é bom ficar atento e se preparar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Regiões mais afetadas

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os primeiros a sentir os efeitos desta frente fria. Entre as cidades de Chuí e Garopaba, os ventos podem alcançar até 75 km/h. Já entre Mostardas e Laguna, a ressaca promete ser forte, com ondas que podem chegar a três metros até a noite de quarta-feira (27). Mas não para por aí. O litoral entre Laguna e Paranaguá, no Paraná, também sentirá ventos de até 61 km/h entre quarta (27) e quinta-feira (28). E para quem está entre Laguna (SC) e Santos (SP), prepare-se para ondas de até três metros na tarde de quarta (27) até a manhã de quinta (28). Por fim, entre Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ), a ressaca com ondas de até três metros será sentida da tarde de quinta-feira (28) até a manhã de sexta-feira (29).

Fique por dentro e se proteja

YouTube video

A Marinha não só alerta como também oferece ferramentas para que todos possam acompanhar a situação em tempo real. O Serviço Meteorológico Marinho trabalha dia e noite, coletando dados e fornecendo previsões e avisos para todos que vivem ou trabalham no mar. E se você quer saber mais sobre esses avisos, pode conferir diretamente no site do Centro de Hidrografia da Marinha. Além disso, há aplicativos como o “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, criados em parceria com a Petrobras e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Ambos estão disponíveis para Android e iOS. Se você é pescador, pratica esportes aquáticos ou simplesmente gosta de passear à beira-mar, não deixe de consultar essas informações.

Um pedido da Marinha

A segurança vem sempre em primeiro lugar. Por isso, a Marinha faz um apelo: antes de se aventurar no mar nos próximos dias, consulte as informações e avisos disponíveis. E não só isso, compartilhe com amigos, familiares e conhecidos. Quanto mais pessoas informadas, mais pessoas seguras.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).