Francisco Beltrão (PR) – O 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado sediou a 7ª edição dos Jogos da Integração e Superação, que reuniu mais de 100 atletas portadores de deficiência física ou visual de 18 municípios do Paraná. O evento foi organizado pela Associação de Senhoras de Rotarianos, com apoio do Centro de Apoio Pedagógico e da Secretaria Municipal de Esportes de Francisco Beltrão, no dia 24 de setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Esquadrão disponibilizou a estrutura esportiva, com ginásio de esportes e pista de atletismo, onde foram disputadas a corrida com guia para deficientes visuais e cadeirantes, arremesso de peso, dominó, xadrez e uma apresentação de goalball.

Os Jogos da Integração e Superação proporcionam a integração de pessoas com deficiências físicas e visuais por meio do esporte, incentivando a prática esportiva como uma oportunidade para competir, descontrair e confraternizar. Os jogos aproximaram os atletas de professores, alunos e colaboradores.

O evento serviu para desenvolver múltiplos aspectos necessários à formação global do indivíduo, como liderança, disciplina, participação e sociabilidade, valorizando, sobretudo, a prática desportiva como um meio de educação transformadora.

Fonte: 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).