Barueri (SP) – No dia 24 de agosto, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), realizou a expedição de uma Viatura Blindada EE-11 Urutu adaptada para uso em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada. Fabricado pela Engesa, sendo um grande sucesso comercial da indústria de material bélico nacional, originalmente o Urutu é destinado ao transporte de tropas, com capacidade anfíbia para transposição de rios e lagos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A adaptação realizada confere ao carro maiores capacidades de operação em ambiente urbano, por meio de modificações de projeto, como a instalação de uma pá mecânica para remoção de obstáculos. Entregas como estas, corroboram a constante contribuição e o compromisso do AGSP junto ao Exército Brasileiro para o aumento do nível de combatividade e operacionalidade de suas tropas em todo Território Nacional.

Fonte: AGSP

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).