rawpixel.com from PXHere

por Karina Figueiredo, da Clue Lab

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Todo mundo é único, todos se comportam de maneira diferente. O que é mais divertido do que sentar em algum lugar – em um banco de parque, na praia ou em um terraço e observar as pessoas passarem? Posturas, movimentos, comportamento não verbal e verbal – todos podem ser observados.

Observar as pessoas, seus comportamentos, sua forma de agir é interessante por muitos motivos. Além de divertido é muito revelador saber o que motiva as pessoas, por que fazem o que fazem e como respondem às influências ao seu redor e isso pode melhorar sua performance e qualidade de vida. Se você deseja ter controle o máximo possível do ambiente de análise, para evitar que sua observação seja interrompida por uma tempestade ou um cachorro latindo, o melhor lugar para realizar suas observações é em um laboratório que tenha total controle.

PESQUISA OBSERVACIONAL

Um tipo de ambiente controlado frequentemente usado por pesquisadores é um laboratório de observação. Por exemplo, a observação é um método óbvio de realização de pesquisas em psicologia. No caso de observações controladas, o pesquisador decide onde vai acontecer a observação, a que horas, com quais participantes, em que circunstâncias, e utiliza um determinado procedimento com todos os participantes.

COMPORTAMENTO DE CODIFICAÇÃO

Em vez de escrever uma descrição detalhada de todo o comportamento observado, muitas vezes é mais fácil codificar o comportamento de acordo com uma escala previamente acordada usando um esquema de codificação, ou seja, conduzindo uma observação estruturada. Freqüentemente, vídeos são coletados no laboratório de observação, o que permite uma codificação mais fácil do comportamento e também fornece um backup para o pesquisador, que pode voltar a esses vídeos quantas vezes forem necessárias após a coleta.

ABORDANDO SITUAÇÕES DA VIDA REAL

Em um exempo real, O Opportunities to Understand Childhood Hurt- OUCH (Laboratório de Oportunidades de Compreensão da Dor na Infância) dirigido pela Dra. Rebecca Pillai Riddell se concentra em entender como os cuidadores e as crianças interagem no contexto da dor. Sua pesquisa é realizada em uma variedade de ambientes, desde seu próprio laboratório no campus da York University até as unidades de terapia intensiva neonatal dos principais hospitais de Toronto.

Para os pesquisadores do laboratório OUCH, as observações são feitas da forma mais semelhante possível às situações da vida real, mas com a vantagem de uma coleta de dados mais fácil e eficiente . Os dados obtidos são altamente quantitativos (numéricos) por natureza, portanto, a análise pode ser feita rapidamente. Além disso, muitas observações podem ocorrer em um curto período de tempo, o que garante que o uso do laboratório seja um método menos demorado tanto para o pesquisador quanto para a criança. Com observações controladas, os resultados podem ser facilmente replicados por outros pesquisadores usando o mesmo cronograma de observação. Isso fornece confiabilidade de resultados, que é uma marca registrada da pesquisa em psicologia.

AVALIE A USABILIDADE DE UM PRODUTO TESTANDO-O NOS USUÁRIOS

Outro tipo de observação que pode ser realizada em laboratório é o teste de usabilidade. Essa metodologia é obrigatória quando você pretende avaliar o uso de seu aplicativo, site ou produto. Por meio desses testes de usabilidade, você pode avaliar o grau de sucesso da utilização, ou seja, as pessoas estão usando seu produto da maneira que você pretendia e isso aumenta a experiência do usuário?

Quando necessário, os dados desses testes podem ser usados para fazer melhorias na usabilidade. Se o produto não agregar valor à maneira como o usuário normalmente executa as tarefas, ele não precisará mais usar o produto. Com esse tipo de teste, o foco é sempre centrado no usuário. Normalmente, durante um teste de usabilidade, os participantes serão pedidos a completar tarefas enquanto os observadores assistem, ouvem e fazem anotações. O objetivo é identificar eventuais problemas de usabilidade, coletar dados qualitativos e quantitativos e determinar a satisfação do participante com o produto.

FAÇA SEU TESTE O MAIS REALISTA POSSÍVEL

Uma maneira de fazer o teste de usabilidade é em um laboratório de User eXperience (UX). Os usuários realizam diferentes tarefas em um ambiente simulado. Assim como acontece com os laboratórios de observação, uma vantagem do teste em um laboratório é que o pesquisador pode controlar o ambiente.

Distrações (som, objetos próximos, telas, etc.) podem ser minimizadas e acessórios podem ser adicionados conforme desejado, em qualquer local: câmeras, rastreadores de olhos , um espelho unidirecional e até mesmo dispositivos de monitoramento fisiológico . Além disso, um software de análise de expressão facial pode ser usado para avaliar as emoções, a excitação e a valência dos participantes.

O espaço de teste está sempre disponível quando você tem seu próprio laboratório e pode ser fornecido para vários cenários de estudo: um escritório, uma sala de estar ou configurações de discussão em grupo, por exemplo.

REFERÊNCIAS

Behavioral Research Blog – By Noldus Information Technology
Texto original de Jacqueline Martinali
https://www.noldus.com/blog/learn-about-people-observing-them

Fonte: Clue Lab