Alunos do Profesp e a equipe organizadora da Regata Ecológica

Dezenas de alunos integrantes do Programa Forças no Esporte (Profesp) participaram, no dia 19 de novembro, da Regata Ecológica alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador (RJ). A iniciativa teve como objetivo contribuir para a difusão do conhecimento sobre a importância da preservação dos rios, baías e mares, e orientar sobre a necessidade do descarte correto de resíduos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antes da ação, houve uma palestra sobre sustentabilidade para os alunos. Depois de divididos em dois grupos, eles participaram do recolhimento de cerca de 400 quilos de lixo flutuante e resíduos que estavam na areia. Após passar por uma triagem, o material recebeu a destinação adequada. Outros militares que estavam em terra com equipamentos de proteção individual, também ajudaram na limpeza.

O aluno do PROFESP, do CIASC, Wendel Abrantes, de 13 anos, comentou sobre o evento: “Achei muito bom o que fizemos hoje. Aprendi coisas novas, lanchamos, remei com a equipe e fizemos nossa parte pela conservação da natureza”.

Yan Ricardo, de 18 anos, aluno do Profesp do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), também teve uma manhã produtiva: “Acrescentou muito para mim. Aprendemos muito na palestra sobre ecologia e meio ambiente. Agora é disseminar esse conhecimento em casa e aplicá-lo no nosso dia a dia”, contou.

foto 2 antes da atividade os estudantes assistiram a palestra sobre sustentabilidade
Antes da atividade, os estudantes assistiram à palestra sobre sustentabilidade

O Capitão de Fragata Fuzileiro Naval Marcelo Ferreira, da equipe organizadora da Regata, destacou que o mais importante foi o trabalho de conscientização desses jovens. “O principal é que eles saíram daqui conhecendo os impactos do descarte inadequado dos resíduos no ambiente, e, principalmente, na vida marinha. Essa poluição prejudica muito o planeta, além de provocar uma série de problemas sociais, sanitários, ambientais e econômicos para o País. Hoje plantamos uma semente do que é o correto, de forma lúdica, divertida e educativa para eles”, afirmou.

Profesp
O Programa Forças no Esporte (Profesp) é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte. O Programa atende milhares de crianças no País, e é inspirado por uma proposta de inclusão social, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social.

O Programa oferece múltiplas vivências por meio da prática de atividades esportivas, físicas, educacionais, culturais e socialmente inclusivas. Indiretamente, essas ações acabam por envolver as famílias de cada estudante atendido, fortalecendo a integração social e a cidadania.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).