No período de 27 de setembro a 1º de outubro, ocorreram diversas atividades com os alunos do 3º ano do Curso de Formação e Graduação e do Curso de Graduação, do Instituto Militar de Engenharia (IME), junto a organizações militares e empresas da Base Industrial de Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades dos dias 27 e 28 de setembro consistiram de palestras das empresas EMBRAER Defesa & Segurança, IVECO Defense, AVIBRÁS e do CTI Renato Archer, instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Tais palestras, realizadas por videoconferência, tiveram o objetivo de apresentar as empresas e instituições parceiras do Exército nos seus projetos estratégicos e como elas realizam a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias disruptivas em proveito da Força Terrestre.

article 7 2 article 9 1

No prosseguimento das atividades, os alunos realizaram a viagem de estudos ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv), ambos da Força Aérea Brasileira, em São José dos Campos (SP), onde foram apresentados os estudos e estruturas de laboratórios existentes, aumentando os conhecimentos dos alunos acerca de pesquisas desenvolvidas naquelas instituições. Da mesma forma, também foi visitada a empresa SIATT, onde foi abordada a metodologia de desenvolvimento de mísseis da empresa e os projetos militares em andamento.

article 8 2

A visita ao Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP), e suas organizações militares subordinadas, contribuiu sobremaneira para o conhecimento institucional dos alunos, a visualização de aplicação operacional de alta tecnologia na Força e a verificação do emprego do Engenheiro Militar em prol da Aviação do Exército.

Fonte: IME
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).