A Marinha do Brasil, reconhecida por sua excelência e dedicação, está em pleno treinamento em Itaoca (ES) até o dia 25. O objetivo? Garantir que os Fuzileiros Navais estejam prontos para atuar em operações de paz ao redor do mundo. Esta iniciativa destaca o compromisso da Força com a Organização das Nações Unidas (ONU) em disponibilizar tropas especializadas para intervir em áreas de conflito, promovendo a paz e a segurança.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Treinamento Intenso e Diversificado

itaoca galeria7

Cerca de 700 militares estão envolvidos na operação, enfrentando situações simuladas que vão desde patrulhamento e escolta de comboios até controle de distúrbios e estabelecimento de postos de trânsito. Um dos destaques desse treinamento é o Pelotão EOD, especializado na Desativação de Artefatos Explosivos. Este grupamento busca aperfeiçoar suas habilidades para, em 2024, ser avaliado pela ONU e alcançar o nível 2 do Sistema de Prontidão das Capacidades para a Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS). A meta da Marinha é clara: atingir a nota máxima em todos os quesitos do UNPCRS, garantindo que nossos militares estejam sempre prontos para atuar quando chamados.

Reconhecimento Internacional

itaoca galeria2

Os Fuzileiros Navais do Brasil não são apenas conhecidos, mas também respeitados internacionalmente. Em 2021, a ONU destacou a tropa brasileira por sua mentalidade “expedicionária, móvel e ágil”, além de seu alto padrão de prontidão e disciplina. Nossos militares já mostraram sua competência em operações de paz em diversos países, como Sudão, Síria e Angola. As missões no Haiti (MINUSTAH) e no Líbano (UNIFIL) são exemplos recentes do compromisso brasileiro com a paz global.

Além das Operações: Ação Social

itaoca galeria1

Mas o trabalho da Marinha não se limita a operações militares. Em paralelo ao treinamento, está sendo realizada uma Ação Cívico-Social em Marataízes e Itapemirim (ES). A comunidade local está recebendo atendimentos médicos, vacinação, serviços de barbearia e até apresentações musicais. Esta iniciativa reforça o compromisso da Marinha não apenas com a defesa do país, mas também com o bem-estar da população.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).