No período de 12 a 16 de julho, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), Coronel Nilberti Viana Gramosa, recebeu os alunos Adenilson Braga Júnior e José Augusto Vieira de Oliveira, da Escola de Sargentos das Armas (ESA), durante a realização da visita de intercâmbio ao Paraguai.

A viagem, fruto de entendimento originado na XI Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil-Paraguai (XI CBEM), agraciou os 2 alunos mais bem classificados no ano de 2021 dos cursos de Infantaria e Cavalaria da ESA.

Durante a semana, os alunos conheceram a sede da CMBP, o Centro de Entrenamiento Conjunto de Operaciones de Paz (CECOPAZ) e o Regimento de Cavalaria Nr 4, “Acá Carayá” (RC-4), em Assunção. Na cidade de Encarnación, visitaram o Colegio Militar de Suboficiales del Ejército (COMISOE).

A atividade ratifica e reforça os laços de cooperação, integração e amizade existente entre os dois Exércitos.

Fonte: Cooperação Militar Brasileira no Paraguai
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui