Vice-Almirante Edgar durante aula inaugural para os alunos da EFOMM, no CIABA

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou, no dia 14 de fevereiro, a abertura do ano letivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), em Belém (PA). A aula inaugural foi proferida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que falou sobre “A evolução da navegação e os impactos para as Marinhas”.

Durante a apresentação, foram apontados os grandes acidentes de navegação ao longo da história mundial e as lições aprendidas que, contribuíram para o avanço de tecnologias e a criação de organizações internacionais voltadas para normatização de procedimentos e pesquisas científicas, no que se refere não só à segurança da navegação, como também, ao desenvolvimento nacional e preservação ambiental.

Na palestra, destacou-se também a importância de realizar novos levantamentos hidrográficos e criar cartas náuticas; utilizar e desenvolver instrumentos de auxílios à navegação; ter conhecimento sobre meteorologia e oceanografia; e capacitar pessoal para atividades do mar. As práticas são essenciais para garantia de uma navegação segura.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).