A Marinha do Brasil emitiu um importante alerta meteorológico que afeta as regiões Sul e Sudeste do país. Uma frente fria se aproxima da costa, trazendo consigo a possibilidade de ventos intensos e ressacas em áreas litorâneas. Neste artigo, vamos explicar o que essa frente fria representa, os riscos que ela traz e como se preparar para enfrentar as condições climáticas adversas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Frente Fria: Entendendo o Fenômeno

YouTube video

A frente fria é um fenômeno meteorológico que ocorre quando duas massas de ar de características distintas se encontram em uma determinada região. No caso em questão, o ar quente e úmido das regiões tropicais está sendo gradualmente substituído pelo ar mais frio e seco das latitudes médias. Esse processo cria uma frente de choque atmosférico que pode desencadear efeitos adversos, como ventos fortes, instabilidade atmosférica e, no caso das áreas costeiras, ressacas marítimas.

Impactos no Sul e Sudeste

A frente fria está se aproximando da faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podendo causar ventos com velocidades de até 87km/h e ondas impressionantes de até 3,5 metros de altura. Essas condições climáticas adversas estão previstas para ocorrer entre a manhã de sexta-feira (3) e a tarde de domingo (5) nessa região.

No Sudeste do Brasil, a frente fria também terá impacto na faixa litorânea dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre Iguape (SP) e São João da Barra (RJ). Os ventos podem atingir até 74km/h (40 nós), e a previsão é que ocorram entre a tarde de sexta-feira e a noite de sábado (4).

Prevenção e Segurança

Para evitar incidentes e acidentes relacionados a essas condições climáticas adversas, é fundamental que a comunidade marítima e a população em geral estejam atentas aos alertas e informações fornecidas pela Autoridade Marítima, por meio do Serviço Meteorológico Marinho. Esses avisos têm como objetivo principal alertar sobre os riscos associados à navegação durante a vigência das condições adversas.

As informações atualizadas podem ser facilmente acessadas no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. Além disso, a Marinha disponibiliza aplicativos úteis, como o “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, que podem ser baixados tanto em dispositivos Android quanto iOS, permitindo que todos fiquem bem informados e seguros diante das condições meteorológicas desafiadoras.

Neste momento, a prevenção e a segurança devem ser prioridades, garantindo que a população esteja preparada e ciente dos riscos associados a essa frente fria que se aproxima das regiões costeiras do Sul e Sudeste do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).