Colegio Naval
Foto: Prefeitura de Angra dos Reis

A Marinha do Brasil acaba de anunciar uma grande oportunidade para jovens que sonham em integrar as Forças Armadas e contribuir para a segurança e defesa nacional. O Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN) está com inscrições abertas, prometendo ser um divisor de águas na vida de muitos adolescentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Oportunidade de Formação Integral

Localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, o Colégio Naval é uma instituição de excelência que oferece, além de educação de nível médio, formação militar-naval. Com 155 vagas disponíveis, sendo 12 para o sexo feminino e 143 para o sexo masculino, o concurso se destaca por abrir portas para uma carreira promissora dentro da Marinha do Brasil. Os interessados devem cumprir requisitos como ter o Ensino Fundamental completo e idade entre 15 e menos de 18 anos até 30 de junho de 2025.

Processo Seletivo Rigoroso

O processo seletivo é composto por provas objetivas de matemática, inglês, português, estudos sociais, ciências, além de uma redação. Estas avaliações buscam não apenas testar o conhecimento acadêmico dos candidatos, mas também prepará-los para os desafios intelectuais e físicos da vida militar. Além das provas escritas, os aprovados serão submetidos a Eventos Complementares, incluindo inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, entre outros, garantindo a seleção dos mais aptos para o serviço naval.

Inscrições e Provas

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial Ingresso na Marinha, até o dia 14 de março de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. As provas estão previstas para os dias 08 e 09 de junho de 2024, representando um momento crucial para muitos jovens que vislumbram uma carreira na Marinha.

Impacto na Defesa e Segurança Nacional

A seleção de jovens talentosos e dedicados para o Colégio Naval reflete a importância da formação de qualidade na Base Industrial de Defesa e nas Forças Armadas. Por meio da educação e treinamento de alto nível, o Brasil fortalece sua capacidade de defesa e segurança, além de promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).