Um avião KC-390 Millennium, operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Rio de Janeiro com destino ao Egito carregando 11 toneladas de alimentos destinados à ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A aeronave, que partiu às 15h04 deste sábado (09/12), prevê o pouso em Al-Arish na manhã de terça-feira (12/12), simbolizando um gesto de solidariedade do Brasil em meio a uma das mais desafiadoras crises humanitárias atuais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esforço Coordenado e Logística

image 2023 12 11 062336632

Esta missão humanitária é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e envolve uma operação logística complexa. Após partir do Rio de Janeiro, a aeronave fará paradas técnicas em Recife, Cabo Verde, Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia) e Cairo (Egito), antes de chegar ao destino final em Al-Arish.

Contexto do Conflito

Este envio de ajuda ocorre em um contexto de escalada do conflito entre Israel e Hamas, com consequências devastadoras para civis e infraestruturas em Gaza. O confronto, iniciado em outubro, resultou em milhares de mortes, feridos e desabrigados, além de significativas interrupções no fornecimento de água, combustível e energia elétrica.

Significado e Impacto da Ajuda

A entrega de alimentos para Gaza é um exemplo claro do compromisso do Brasil com os esforços humanitários globais. Este apoio é crucial para atender às necessidades imediatas das populações afetadas pelo conflito, fornecendo recursos essenciais em um momento de grande necessidade.

Com infos da Agencia Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).