Crianças do Instituto Náutico de Paraty em visita ao Veleiro “Villegagnon”

Em 30 de janeiro, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty) proporcionou um dia de visita para crianças do Instituto Náutico da cidade nos veleiros da Escola Naval, com intuito de apresentar práticas e equipamentos utilizados na navegação. O evento contou com os veleiros oceânicos “Villegagnon”, “Bijupirá”, “Marlim” e “Sargaço”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, foram apresentados às crianças o interior dos veleiros e alguns de seus compartimentos, como dormitórios, cozinhas e banheiros. Os visitantes também conheceram alguns dos itens utilizados para os deslocamentos no mar, como a carta náutica, a agulha giroscópica e o posicionador satélite GPS.

A ação, que fez parte da Operação “VELEIREX-I/2023”, realizada no período de 26 a 31 de janeiro, teve como objetivo estreitar os laços entre a comunidade náutica e a Marinha, a fim de aumentar a consciência marítima, tanto das crianças quanto de instrutores do Instituto.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).