No dia 15 de dezembro de 2023, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) foi palco de um evento memorável na história da Marinha Brasileira. Sob a presidência do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a cerimônia de encerramento dos cursos de carreira de 2023 representou não apenas a conclusão de um ciclo de aprendizado, mas também o início de uma nova jornada para 926 oficiais e praças.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formação de Elite: Oficiais e Praças Prontos para o Futuro

O evento foi marcado pela conclusão do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN), e dos Cursos de Aperfeiçoamento (C-Ap) e Especialização (C-Espc) de Praças. Estes cursos, rigorosos e abrangentes, preparam os militares não apenas para os desafios atuais mas também para as demandas futuras da defesa e segurança marítima nacional e internacional.

Uma Celebração de Cooperação Internacional

Notavelmente, a cerimônia destacou a presença de alunos estrangeiros, simbolizando a importância da cooperação internacional para a Marinha Brasileira. Alunos da República da Argentina, da República Democrática de São Tomé e Príncipe, e da República de Cabo Verde estiveram entre os formandos, enfatizando a relevância do Brasil no cenário de defesa sul-americano e africano.

Reconhecimento e Aplausos de uma Multidão de 4.000 Pessoas

A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 4.000 pessoas, incluindo autoridades civis e militares e os familiares dos alunos. Esta significativa presença demonstra o reconhecimento e o apoio da sociedade aos esforços e ao comprometimento dos militares formandos, essenciais para a manutenção da soberania e segurança nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).