Luanda (Angola) – Nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o Embaixador do Brasil em Angola, Sr. Rafael de Mello Vidal, realizou uma visita de cortesia ao Ministro de Defesa de Angola, General João Ernesto dos Santos, com o intuito de apresentar o Adido de Defesa, do Exército e Aeronáutico do Brasil e abrir o diálogo entre aquele Ministério e a Missão Diplomática Brasileira naquele país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade o Embaixador comentou sobre a importância de Angola para o Brasil e o potencial de cooperação entre os dois países na área da Defesa, destacando a experiência brasileira na preparação para missões de paz e a proximidade histórico-cultural entre Brasil e Angola. O Ministro João Ernesto comentou sobre a parceria entre os dois países, desde a independência, destacando o importante momento de Angola no cenário africano, particularmente na presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no seu papel pelo estabelecimento da paz no leste da República Democrática do Congo, e a consequente necessidade de desenvolver novas capacidades militares à altura da importância econômica e política do país como oportunidade para uma cooperação na área de Defesa.

Em abril de 2022 o Congresso Nacional do Brasil assinou o Acordo de Cooperação entre a República Federativa do Brasil e a República de Angola na área de Defesa, instrumento que ampara o reforço de cooperação entre os dois países.

Fonte: Aditância de Angola

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).