Lançamento de EDPn-OpEsp

No dia 29 de novembro, o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, realizou, pela primeira vez, a partir de uma aeronave C-105 “Amazonas”, o lançamento no mar de uma embarcação de desembarque pneumática (EDPn-OpEsp), seguida de uma Equipe de Comandos Anfíbios (ECAnf), empregando técnicas de lançamento semiautomático de carga e de paraquedistas.

O lançamento de uma ECAnf com uma EDPn-OpEsp, a partir de uma aeronave de asa fixa, garante à Marinha a capacidade de projetar sobre terra, a partir do mar, seus elementos de Operações Especiais, rapidamente e a grandes distâncias. Essa capacidade representa uma importante mobilidade estratégica das Forças de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais em prol do Poder Naval.

O lançamento foi realizado na Enseada do Sahy, Rio de Janeiro (RJ), e contou com a participação do Grupamento de Mergulhadores de Combate, com a parceria do 1o Esquadrão do 15o Grupo de Aviação, Esquadrão “Onça”, da Força Aérea, com o apoio de material do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar do Exército.

Visando à prevenção à proliferação da Covid-19, foram adotadas as medidas sanitárias dos protocolos das Forças Armadas em vigor.

blank
Salto Semiautomático da ECAnf

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui