Resende (RJ) – No dia 25 de janeiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) foi palco de uma simbólica cerimônia, que teve por objetivo a recepção formal de parte do acervo do Coronel Jarbas Gonçalves Passarinho. O material inclui um grande volume de obras e publicações, além de suas condecorações, mobília e objetos pessoais. Os itens foram doados ao Exército Brasileiro pela família do ilustre oficial, falecido em 2016, atendendo a um desejo do próprio militar. Os filhos Júlia Maria Passarinho Chaves e Carlos C. Gonçalves Passarinho, acompanhado da esposa, netos, bisnetos, parentes e amigos da família participaram da entrega solene.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Comandante da Academia Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves, recepcionou os convidados, juntamente com o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, e enalteceu a importância do ato e do culto a um grande personagem da história de nosso Exército e nosso País.

A entrega do acervo foi realizada na Biblioteca Marechal José Pessôa, local em que permanecerá em exposição temporária, a fim de permitir a visitação por parte de todos os integrantes dos corpos docente e discente da Academia Militar. Posteriormente, o acervo será transferido para uma sala de exposição no Curso de Artilharia da AMAN, local em que o Coronel Jarbas Passarinho foi instrutor por quatro anos.

Em um momento pleno de significado e emoção, a Senhora Júlia Passarinho, que nasceu no Hospital da AMAN quando seu pai era instrutor, assinou o termo de doação do acervo na mesma mesa de trabalho que seu pai usava em sua casa e que agora faz parte do acervo doado à Academia. “Estou emocionada com esse momento. Trata-se de um reconhecimento da AMAN e de uma alegria de nossa família com essa atividade”.

Composto por fotos, documentos, uma extensa biblioteca particular e livros de sua autoria, além de mobílias, objetos pessoais e inúmeras homenagens e condecorações, o material doado e seu valor imaterial serão de grande importância a formação do futuro oficial do Exército Brasileiro.

O Senhor Carlos Passarinho expressou seu sentimento de alegria e emoção pela sua passagem pela Academia Militar e pela admiração do Coronel Jarbas Passarinho por nossa Escola. “Estamos cumprindo um desejo explícito de papai, que era de que seu acervo retornasse à AMAN, o berço dele. Para nós, é um prazer estar aqui em um local que fez parte da vida dele e hoje também está fazendo parte da minha”.

Coronel Jarbas Passarinho

O Coronel Jarbas Passarinho nasceu na cidade de Xapuri, Acre, em 11 de janeiro de 1920. Ainda na infância, mudou-se com sua família para o Estado do Pará e na cidade de Belém cursou os principais anos da formação escolar básica.

Ingressou mais tarde na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, entrando na Escola Militar do Realengo no ano seguinte.

Foi declarado Aspirante a Oficial de Artilharia em 1943, na Turma Tenente Alípio Serpa. Nos anos de 1946 e 1947; 1951 e 1952, foi instrutor do Curso de Artilharia da AMAN, sendo o Comandante da 2ª Bateria de cadetes. Nos anos de 1953 e 1954, cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

No ano de 1964, iniciou a sua carreira política de quase três décadas, ao ser indicado pelo Presidente Castelo Branco, para assumir o governo do Estado do Pará. Ao longo de sua trajetória na vida pública, exerceu três mandatos de Senador e foi Presidente do Senado Federal de 1981 a 1983. Ocupou quatro pastas ministeriais em diferentes governos, sendo a última em 1990, quando o Presidente Fernando Collor o convidou para ocupar a pasta da Justiça, cargo em que permaneceu até 2 de abril de 1992.

Faleceu em 5 de junho de 2016 em Brasília, aos 96 anos de idade.

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).