Gerente do Projeto NApAnt da EMGEPRON durante abertura do ciclo de palestras

Nos dias 3 e 4 de outubro, uma comitiva composta por 30 representantes de empresas afiliadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizou uma visita ao Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), onde será construído o novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt) da Marinha do Brasil (MB). A comitiva visitou as instalações industriais do Estaleiro e assistiu a um ciclo de palestras sobre os requisitos para cadastro na base de fornecedores do EJA e o plano de aquisição de materiais e serviços necessários para atingir o índice de conteúdo local de quase 50%, exigido no contrato de construção e montagem firmado entre a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Polar 1 Construção Naval SPE Ltda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abrindo o ciclo de palestras, o Gerente do Projeto NApAnt da EMGEPRON, Capitão de Mar e Guerra Archimedes Francisco Delgado, ressaltou a importância da visita, não só para que o novo navio seja construído com o índice de conteúdo nacional exigido contratualmente, mas também para o cumprimento de um dos objetivos da EMGEPRON, qual seja “promover a indústria militar naval e atividades correlatas”. Ele esclareceu, ainda, que o projeto está na fase de elaboração da engenharia básica, a cargo da RALion Joint Venture, e enfatizou ser o momento oportuno para a realização desse tipo de encontro.

navio de apoio antartico napant
Navio de Apoio Antártico

Em seguida, o Vice-Presidente da Câmara Setorial de Defesa e Segurança da ABIMAQ, Leandro Nunes Pinto, e o Presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO) da ABIMAQ, Jairo dos Guimarães e Souza, explanaram sobre as principais atividades da Associação, em particular da CSENO, e a possibilidade de atuarem como direcionadores das demandas do Estaleiro para as empresas que as possam atender. Passaram, então, a palavra para o Gerente do Projeto NApAnt da POLAR 1, Engenheiro Maicon Batista Pinto, que discorreu sobre as principais aquisições de materiais e serviços previstas para este último trimestre de 2022 e o primeiro de 2023, especificando aquelas que pretendem adquirir no mercado nacional e as que, em princípio, planejam adquirir internacionalmente. Todavia, ressaltou que o único material cuja aquisição já está em curso é o aço, junto à Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A (USIMINAS).

Ao final, após um longo período de debates e perguntas da plateia, o Comandante Delgado encerrou o evento, agradecendo a disponibilidade do EJA, ressaltando que esse primeiro encontro serviu para abrir um canal de comunicação entre o Estaleiro e os possíveis fornecedores do Projeto NApAnt.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).