Livro: A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética

O mundo está acompanhando de perto a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, conflito em que o campo cibernético e os militares no terreno estão sendo usados simultaneamente. Entre as fases que antecederam o conflito, ocorreu o uso massivo da guerra cibernética pela Rússia aos serviços do governo e infraestruturas ucranianas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além dos desafios que as nações encontram nos domínios convencionais como o terrestre, marítimo e aéreo, o quinto domínio, o cibernético, apresenta novas modalidades de ataques como ransomware, phishing, ataques de negação de serviço e operações de desinformação que colocam em risco a integridade e o funcionamento dos sistemas e dos serviços dos Estados. Nesse novo cenário, atores inéditos postam-se frente a frente com os atores estatais demonstrando capacidade para derrubar infraestruturas críticas, sequestrar sistemas e paralisar países, gerando caos e medo nos cidadãos.

Fruto de uma intensa e longa pesquisa empreendida pelos cientistas do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina, o livro A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética traz um minucioso panorama das estratégias de Defesa Cibernética utilizadas pelos EUA, China, Rússia e Israel. A obra analisa doutrinas, políticas de defesa, e outros documentos, alguns sigilosos, que revelam como estas nações estão se preparando para a próxima Guerra Cibernética.

Compre o livro na Amazon ou na Livraria Dante.